DIGA ME COM QUEM ANDAS
- PastorAndersonCunha
- 28 de abr.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Salmos 1:1-3 ARC
[1] Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [2] Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. [3] Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
COM QUEM VOCÊ TEM ANDADO?
OS SEUS RELACIONAMENTOS FAMILIARES TE AFASTAM OU APROXIMAM DA VONTADE DE DEUS?
Gênesis 2:24 ARC - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
DEUS DISSE PARA O HOMEM DEIXAR PAI E MÃE. O ato de deixar pai e mãe é um princípio que não pode ser quebrado.
É um comunicado de que uma nova família será instituída. Ou seja, o pai, a mãe, os irmãos etc, passam a ser parentes.
Se este relacionamento fosse saudável pós casamento O Senhor não teria dito para ABRÃO em (Gênesis 12:1)... sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai...
Veja bem, não estou pregando contra família ou familiares (parentela) pelo contrário. Estou apenas afirmando que muitos problemas conjugais seriam resolvidos se houvesse uma cumplicidade do casal, sendo apoio um para o outro sem o envolvimento da parentela. É isso que o feminismo, machismo e minorias que se denominam contra a família tradicional deseja fazer, destruir princípios de conservação da família instituída por Deus.
Para se ter uma familia saudável é necessário romper influencias negativas vindas da familia anterior. Devemos honrar pai e mãe que é o primeiro mandamento com promessa (Ef. 6:2-3), mas honrar nada tem haver com se deixar influenciar negativamente.
Precisamos sim honrar, visitar, cuidar, ser presente, mas não se pode aceitar que a mãe contenda com a esposa por ciúmes ou por domínio, ou deixar o pai contender com o marido, por achismos e presunções, o respeito deve ser mutuo. Precisamos estar fundamentados na palavra de Deus para saber o que é certo ou errado para o casamento. Familiares geralmente são parciais e acabam influenciando em suas decisões de forma negativa, muitas vezes impedindo o processo de mudança que é necessário a você.
Tenha uma cobertura espiritual, esta sim, se for cristã, justa e de bom testemunho falara a verdade a você e te impulsionará a mudança constante.
Deus afirmou a Abrão no versículo 3 que Ele o abençoaria, disse que ele seria uma benção e que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Ele não disse somente às famílias daquele tempo, mas também às famílias que ainda seriam constituídas em todas as gerações.
Mas para isso acontecer ele tinha que deixar sua parentela, seus maus costumes e se deixar ser moldado por Deus.
Mas o apego a família fez Abrão levar alguém que atrasou o processo desta jornada. O sobrinho Ló (v.4 e v.5)
Abrão levou até os próprios Servos e não houve julgo por isso, mas houve litígio entre ABRÃO e LÓ que era seu sobrinho.
(Gênesis 13:8-9 ARC)
[8] E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. [9] Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
Ao compreender o erro cometido, Abrão corrigiu, mas ficou um mau estar.
Quando Deus disse pra deixar pai e mãe, Ele disse com o intuito de unir o casal e juntos agregar ao casamento o que eles aprenderam de bom com seus pais e assim abandonar o que os afasta de Deus.
E SEUS AMIGOS, QUEM SÃO?
As amizades também não podem ser influência negativa contra seu relacionamento conjugal. Se está amizade não te aproxima de Deus se afaste.
Provérbios 18:24 'Alguns que se dizem amigos destroem uns aos outros, mas o verdadeiro amigo é mais próximo que um irmão.' Existem amigos mais chegados que irmãos, isso é fato, mas se este me traz influências que me distanciam da glória de Deus, da salvação e da minha familia, eu preciso reavaliar esta amizade.
Cuidado com o tapinhas nas costas, cuidado com elogios exagerados, isso pode te corromper.
Cuidado com o conselho dos ímpios. São seus amigos, mas são ímpios! Não temem a Deus e praticam o que é mal aos olhos do Senhor! Este já é um motivo válido para não se assentar na roda de escarnecedores. Seja você influência para ele e traga-o aos pés do Senhor.
Por este motivo pergunto novamente...
As pessoas com quem você convive te aproximam ou te afastam de Deus? Pense bem!
Vou te mostrar 15 dentre muitas ações de relacionamentos saudáveis...
BONS RELACIONAMENTOS:
1. Te aproximam e não te afastam de Deus
2. Se espelham em sua fé sem zombar dela
3. São generosos sacrificando os próprios interesses
4. Ama sua família
5. Não te coloca contra outras pessoas
6. Falam a verdade você goste ou não.
7. Se alegram com suas conquistas
8. Te aconselham segundo a palavra
9. Estão com você no deserto ou nas conquistas.
10. Sabem a ora certa de te corrigir sem te expor
11. Chora a sua dor
12. Te impulsionam, não te desmotivam
13. Não te ferem, curam feridas
14. Te fazem pensar, não te manipulam
15. Te trazem para perto
Analise os teus relacionamentos, sejam eles familiares ou de íntima amizade. Se te afastam dos mandamentos de Deus, se afaste deles.
Comments